Os rios de Portugal



Os rios são cursos permanentes de água doce.
O rio que vai desaguar noutro rio chama-se afluente. Foz é o lugar em que as águas do rio entram no mar ou noutro rio. Chama-se nascente o ponto onde o rio nasce, e leito o terreno por onde corre. As terras que ladeiam o rio chamam-se as margens.
Como Portugal tem muitos rios importantes, eu escolhi apenas cinco: Tejo, Douro, Guadiana, Mondego, Sado e Minho
Os maiores rios que passam em Portugal nascem em Espanha, e são: o Tejo, que vai desaguar a oeste de Lisboa; o Douro, que desagua no Porto; o Guadiana, que vai ao mar em Vila Real de Santo António e o rio Minho que serve de fronteira entre o norte de Portugal e a Galiza. Dos rios que nascem em Portugal, os de maior importância são: o Mondego, que passa por Coimbra e vai desaguar na Figueira da Foz, e o Sado, que entra no mar perto de Setúbal.
Os rios são fontes de riqueza. As suas águas fertilizam as terras por onde passam, facilitam os meios de transporte, fazem mover fábricas em que se empregam milhares de pessoas e, por meio de barragens, são aproveitadas para produzir energia eléctrica. E, é ainda nos rios que se criam saborosos e abundantes peixes.