Os graus dos adjectivos



Podemos classificar da seguinte forma:

Comparamos e verificamos...

mais que..., menos que... e tão como...

Analisamos e sintetizamos...

muito... e ...íssimo

Relativizamos e verificamos....

é a mais... é a menos...

25 de Abril de 1974


Diz-se que foi uma revolução porque a política do nosso País alterou-se completamente.
Mas como não houve a violência habitual das revoluções (manchada de sangue inocente), o povo ofereceu flores (cravos) aos militares que os puseram nos canos das armas.
Em vez de balas, que matam, havia flores por todo o lado, significando o renascer da vida e a mudança!
O povo português fez este golpe de estado porque não estava contente com o governo de Marcelo Caetano, que seguiu a política de Salazar (o Estado Novo), que era uma ditadura. Esta forma de governo sem liberdade durou cerca de 48 anos!
Enquanto os outros países da Europa avançavam e progrediam em democracia, o regime português mantinha o nosso país atrasado e fechado a novas ideias.
Todos os homens eram obrigados a ir à tropa (na altura estava a acontecer a Guerra Colonial) e a censura, conhecida como "lápis azul", é que escolhia o que as pessoas liam, viam e ouviam nos jornais, na rádio e na televisão.

Páscoa - 24 de Abril de 2011


Ao abrires o teu ovo da Páscoa, espero que encontres dentre dele um bombom de amor, um bombom de saúde e outro que traga paz e harmonia.
Feliz Páscoa!!!!!!!!!

Eco-Espaço

spaço foi inaugurado em 5 de Junho de 1997, como serviço municipal que desenvolve actividades de educação ambiental, vocacionado para os alunos das escolas do Município.
O objectivo principal do Ecoespaço é ajudar a enraizar comportamentos “amigos do ambiente”, desde a infância, para formar cidadãos mais conscientes.
Aqui fica mais um momento emocionante!




O cartaz da minha escola

O Concurso «O cartaz da minha escola» é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais e o Colégio Florestal da Ordem dos Engenheiros. Esta iniciativa enquadra-se na 5ª Edição da Semana da Leitura e na comemoração do Ano Internacional da Floresta, tendo como temas centrais LEITURA - ENERGIA - FLORESTA.
As escolas podiam concorrer com um cartaz por cada nível de educação e ensino, que podiam ser elaborados com recurso a diversos materiais e técnicas gráficas, devendo incluir um breve texto.
Aqui fica os trabalhos desenvolvidos pela nossa turma, em que o premiado foi o cartaz realizado pelo Alexandre, Bruna V. e Lara.

Parabéns a todos!





Os rios de Portugal



Os rios são cursos permanentes de água doce.
O rio que vai desaguar noutro rio chama-se afluente. Foz é o lugar em que as águas do rio entram no mar ou noutro rio. Chama-se nascente o ponto onde o rio nasce, e leito o terreno por onde corre. As terras que ladeiam o rio chamam-se as margens.
Como Portugal tem muitos rios importantes, eu escolhi apenas cinco: Tejo, Douro, Guadiana, Mondego, Sado e Minho
Os maiores rios que passam em Portugal nascem em Espanha, e são: o Tejo, que vai desaguar a oeste de Lisboa; o Douro, que desagua no Porto; o Guadiana, que vai ao mar em Vila Real de Santo António e o rio Minho que serve de fronteira entre o norte de Portugal e a Galiza. Dos rios que nascem em Portugal, os de maior importância são: o Mondego, que passa por Coimbra e vai desaguar na Figueira da Foz, e o Sado, que entra no mar perto de Setúbal.
Os rios são fontes de riqueza. As suas águas fertilizam as terras por onde passam, facilitam os meios de transporte, fazem mover fábricas em que se empregam milhares de pessoas e, por meio de barragens, são aproveitadas para produzir energia eléctrica. E, é ainda nos rios que se criam saborosos e abundantes peixes.

Os planetas


O Sistema Solar é o conjunto de planetas, satélites e outros fragmentos do espaço que giram à volta do Sol. Mantêm-se em grupo pela força gravitacional do Sol, que é aproximadamente 1000 vezes mais maciço que todos os planetas juntos.



O SOL é uma estrela como muitas outras. Mas, para todos os que vivem na Terra, ela é a estrela mais importante.
O Sol parece-nos muito grande porque é a estrela que está mais próxima da Terra. No entanto, ele é uma das estrela mais pequenas do Universo. Apesar disso, é um milhão de vezes maior que a Terra e encontra-se a cerca de 150 milhões de Km desta.
A sua luz demora cerca de oito minutos a chegar até nós e é tão intensa que não nos deixa ver os outros astros durante o dia. Pode danificar os olhos se for observada directamente. O telescópio com que os cientistas estudam o Sol tem um filtro denso para proteger a visão.



Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, é um pequeno mundo quente que tem cerca de uma vez e meia a largura da Lua. A sua superfície está fortemente marcada por crateras. Do lado iluminado pelo Sol, Mercúrio tem uma temperatura muito elevada. Do lado escuro, o pequeno planeta é fatalmente frio. O planeta tem ainda a desvantagem de ser desprovido de ar. Todas estas condições tão hostis não encorajam os astronautas a desembarcar neste planeta.


Vênus é o planeta irmão da Terra. Estes dois mundos são quase de tamanho idêntico. Mas, Vénus está mais próximo do Sol e permanentemente envolto numa espessa camada de nuvens que não permitem a passagem da luz do Sol até à superfície do planeta. A sua atmosfera é sufocante e venenosa, sendo portanto totalmente imprópria para as formas de vida típicas da Terra.
Em relação aos outros planetas, Vénus gira em "marcha–atrás". Demora 243 dias a dar a volta completa sobre si próprio, o que faz com que os seus dias sejam maiores que os anos.

A Terra ao contrário dos outros planetas é activa. Graças aos vulcões, e tremores de terra, "regenera" a sua superfície que assim, está em permanente mudança. É o único planeta que possui água no estado líquido. O ar é rico em nitrogénio e oxigénio. Esta atmosfera ajuda a filtrar algumas radiações mais nocivas do que o Sol e protege também a superfície da Terra da colisão de meteoritos.
A combinação duma superfície permanente em mudança, os oceanos e a atmosfera protectora proporcionam o desenvolvimento de vida.
A Terra gira constantemente à volta do seu eixo com um movimento semelhante ao de um pião que dá voltas sobre si mesmo, no sentido contrário ao movimento dos ponteiros do relógio. Este movimento chama-se movimento de rotação. A Terra demora 24 horas, ou seja um dia, a dar uma volta sobre si mesma. Rodando a uma velocidade de 1500 Km/h.
A rotação da Terra origina a sucessão dos dias e das noites. Como a Terra é uma esfera, os raios de Sol não podem iluminar toda a superfície terrestre ao mesmo tempo. Na parte da Terra que está iluminada, isto é, onde chega a luz do Sol é dia e na parte oposta é noite.
A Terra, como todos os planetas do sistema solar, gira em volta do Sol. A este movimento chama-se translação. A Terra demora cerca de 365 dias, ou seja, um ano a dar a volta completa ao Sol. Durante o movimento de translação da Terra, ao longo do ano, sucedem-se quatro estações: Primavera, Verão, Outono e Inverno.
O satélite natural do planeta Terra é a Lua.

Marte é um planeta pequeno, tendo metade do tamanho da Terra, tendo igualmente algumas semelhanças com ela.

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar. Este planeta possui um núcleo denso formado por gelo e corpos rochosos. À volta desse núcleo deve existir uma grande camada de hidrogénio envolvida pela atmosfera bastante espessa.

Saturno é o mais belo de todos os planetas, devido à existência de anéis. Esses anéis são formados por inúmeras partículas de gelo ou fragmentos rochosos cobertos de gelo, que giram à volta do planeta com uma órbita própria como se fossem satélites em miniatura.

Úrano é um planeta gigante. É cerca de quatro vezes maior que a Terra e o seu aspecto é muito diferente dela.

Tal como Úrano, Neptuno também é cerca de quatro vezes maior que a Terra. No entanto, ao contrário do que se passa com o primeiro este planeta apresenta faixas distintas e vários pontos escuros.


Podes consultar neste filme os planetas.
Não te esqueças que Plutão, foi considerado um planeta anão!

http://www.youtube.com/watch?v=qhPnmAompYA&feature=related