Feliz aniversário Bruna





Neste dia tão especial, 21 de Setembro, a nossa leoa Bruna completou 10 anos.
Muitas felicidades!

O aparelho digestivo


Imagina que estás a comer uma fatia de bolo. A fatia de bolo é mastigada na boca pelos dentes e misturada com a saliva, formando-se o bolo alimentar. O bolo alimentar é engolido e passa pelo esófago até ao estômago.
No estômago o bolo alimentar transforma-se em quimo. O quimo passa para o intestino delgado e vai-se transformando em substâncias mais simples - quilo, capazes de passarem para o sangue. As substâncias que não passam para o sangue vão para o intestino grosso e constituem as fezes que são expulsas através do ânus.

Se queres aprender mais sobre o aparelho digestivo, consulta este site:

http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_dig/index.htm

O sistema excretor


O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina - o principal líquido de excreção do organismo. É constituído por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra.
Os dois rins filtram todas as substâncias da corrente sanguínea, estes resíduos formam parte da urina que passa, de forma contínua, pelos ureteres até a bexiga.
Depois de armazenada na bexiga, a urina passa pela uretra até o exterior do organismo.

O sistema respiratório



O ar contêm oxigénio que é indispensável à vida. À entrada e saída do ar do organismo dá-se o nome de respiração.
A manifestação da respiração é-nos dada pelos movimentos respiratórios.
Na inspiração o ar entra nas fossas nasais e percorre as vias respiratórias chegando aos pulmões. Aqui o oxigénio do ar inspirado passa para o sangue. Por sua vez o sangue deixa nos pulmões o dióxido de carbono e o vapor de agua que trazia. Os quais serão expulsos do organismo pelas vias respiratórias na expiração.



O sistema circulatório






O coração é o órgão principal do sistema circulatório.
A circulação sanguínea é o percurso do sangue por todas as partes do corpo. O coração é o músculo que bombeia o sangue e situa-se entre os pulmões.
O sangue carregado de oxigénio e de nutrientes é transportado do coração para todo o corpo através das artérias. Depois, carregado de dióxido de carbono e de impurezas volta ao coração pelas veias. O sangue vai depois para os pulmões para libertar o dióxido de carbono e receber mais oxigénio, voltando ao coração.

As minhas ferias

As minhas férias foram muito divertidas,porque eu estive com a Flávia M. no cinema.Eu sentei-me perto dela.
No fim do filme estive a falar com ela e perguntei-lhe se ela queria ir no dia seguinte à praia e ela respondeu que teria de perguntar aos pais.
Entretanto, eu fui ao quiosque e ela foi lá dizer-me que sim. Nessa noite, ela foi dormir à minha casa.
No dia seguinte, fomos à praia e ao jardim zoológico.Foi um dia em cheio.

Ana